Wall Street fecha em alta: Dow Jones +0,44%, Nasdaq +1,08%
AFP - Agence France-Presse
Publicação: 22/08/2013 19:46 Atualização:
Wall Street fechou em alta nesta quinta-feira, apesar de uma interrupção do funcionamento do Nasdaq por problemas técnicos: o Dow Jones ganhou 0,45% e o Nasdaq, 1,08%.
O índice Dow Jones subiu 66,19 pontos a 14.963,74 unidades e o tecnológico Nasdaq, 38,92 pontos a 3.631,78 unidades.
O índice ampliado Standard & Poor's 500 teve alta de 0,86%, 14,16 pontos, a 1.656,96.
Segundo Alan Skrainka, analista da Cornerstone Wealth Management, os problemas do Nasdaq no meio do dia, com operações interrompidas durante três horas, "não tiveram realmente impacto" na tendência do mercado.
"As ações tecnológicas, que pesam muito no Nasdaq, são sensíveis às boas notícias econômicas", sustentou Skrainka. "Recebemos recentemente bons indicadores, por exemplo, sobre as casas", exemplificou.
A associação nacional de agentes imobiliários de EUA anunciou na quarta-feira que o preço médio de uma casa usada subiu a U$ 213.500 em julho, 13,7% mais que em julho do ano passado, graças a um aumento das vendas.
O analista considerou que "os investidores recuperaram confiança em que se o Federal Reserve reduz suas injeções de liquidez (por meio das compras de títulos atualmente em U$85 bilhões mensais), será porque a economia vai melhor".
O banco Wells Fargo sustentou que "os investidores foram alentados" durante o dia pelos "dados manufatureiros positivos da Europa e da China".
Nos EUA "a atividade industrial também melhorou, quando as inscrições ao seguro desemprego decepcionaram um pouco", acrescentou o banco.
Durante o dia a plataforma de negociação de ações e opções de empresas de tecnologia nos Estados Unidos, Nasdaq, ficou parada durante três horas devido a um problema técnico.
O problema afetou o sistema de comunicação que permite emitir ordens para operar as ações cotadas no Nasdaq de outras plataformas da bolsa, mas não se sabe qual foi a origem.
"É a primeira vez que vejo uma plataforma fechar completamente durante tanto tempo por causa de um problema técnico no meio do dia", disse Art Hogan, estrategista de investimentos da Lazard Capital Markets.
O Tesouro informou que o Secretário Jack Lew foi "informado da situação".
Outras bolsas, como a New York Stock Exchange, tiveram que suspender a negociação de todas as ações cotadas no Nasdaq.
O incidente "não provocou pânico no mercado", disse Hogan. "Só é frustrante. Não perdemos dinheiro, apenas tempo", resumiu.
O mercado de títulos registrou um aumento dos rendimentos dos bônus a 10 anos a 2,901% contra 2,814% de terça-feira à noite e o dos bônus a 30 anos a 3,885% contra 3,853%.