quarta-feira, 25 de junho de 2014

Turistas da Copa elogiam segurança e recepção dos brasileiros

Turistas da Copa elogiam segurança e recepção dos brasileiros

Percepção de quem veio ao Brasil é bem diferente da imprensa internacional antes do Mundial começar
Antes da Copa do Mundo começar, uma das preocupações levantadas pela imprensa internacional e por familiares de turistas estrangeiros era a questão da segurança no país, mas, já quase na metade do Mundial, parece que a percepção de quem veio ao Brasil é bem diferente.
Milhares de torcedores de todas as partes do mundo vieram torcer por suas seleções e a impressão geral dos que conversaram com a Agência Efe é de cidades seguras, trânsito razoável e recepção muito carinhosa.
O gerente de produção Fabien, que veio Rio de Janeiro assistir à partida da França contra o Equador, se deparou com um ambiente bem diferente do que diziam os jornais franceses.
"O Brasil é um belo país, com pessoas acolhedoras, e tudo o que havia escutado sobre a segurança me parece agora um monte de mentiras, no mínimo um exagero. Estou hospedado na Lapa, e me alertaram muito sobre lá, mas me sinto muito seguro. Por onde ando vejo policiais e até agora não me aconteceu nada", disse.
Os irmãos equatorianos Agustin Villalba e Maria Laz Villaba tiveram a mesma impressão, de clima seguro, mesmo fora dos perímetros da Fifa, e que se sentiram um pouco menos confortáveis somente em São Paulo.
"Precisamos andar muito entre o metrô e o estádio, e a cidade é muito grande, mas no Rio de Janeiro, principalmente em Copacabana e no Maracanã, tudo estava perfeito", comentou Agustin, que está seguindo a seleção equatoriana por Curitiba, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
O grego Steve Bokios, que também esteve na partida entre França e Equador nesta quarta-feira, foi a São Paulo comemorar a classificação inédita de sua seleção, e disse que se sentiu muito confortável.
Bokios é um veterano, esteve nas Copas de Alemanha e África do Sul. Em relação ao último Mundial, para ele não há nem comparação.
"Em alguns lugares vemos menos policiais nas ruas, mas de modo geral posso dizer que me senti bem seguro durante as minhas viagens, porque o brasileiro é muito acolhedor e carinhoso, recebe muito bem", considerou.
Houve até quem se apaixonasse, como o representante comercial francês, Christen Jean Baptiste, que se diz encantado com o Brasil.
"Estou adorando estar aqui, fui muito bem recebido. Acho que pessoas de todos os países são muito bem recebidas aqui. Vejo policiais por toda parte, não tive nenhum problema e certamente voltarei ao Brasil, mas trarei minha esposa" ressaltou.
Já os argentinos Francisco Franco e Juan Antonio, que viajaram para a Alemanha em 2006 e África do Sul em 2010, dizem que a Copa no Brasil é uma das melhores das ultimas edições.
"Nos sentimos muito bem aqui. Já havia vindo ao Brasil algumas vezes a trabalho, mas nunca tinha sentindo um clima como este. A organização do país está muito boa. Fui à Copa da Alemanha, e foi muito bom, mas é um país mais desenvolvido, e mesmo assim não senti diferença em relação ao Brasil", elogiou Juan Antonio.da Gazeta do Povo