domingo, 7 de setembro de 2014

Mesmo com chuva, londrinenses prestigiam Desfile da Independência

Luiz Jacobs/NCom / Crianças mostraram patriotismo durante o Desfile da Independência em Londrina
Crianças mostraram patriotismo durante o Desfile da Independência em Londrina

Mesmo com chuva, londrinenses prestigiam Desfile da Independência

Segundo a Prefeitura, cerca de 4 mil pessoas desfilaram, com a participação de mais de 30 entidades e instituições, sem contar as escolas da rede municipal
Nem o frio nem a chuva que chegou de mansinho durante a noite foram capazes de espantar a multidão que foi assistir ao desfile de 7 de Setembro, neste domingo (7), na Avenida Leste-Oeste, no centro de Londrina.
Embora as crianças tremessem embaixo dos guarda-chuvas dos pais, enquanto esperavam o desfile começar, nenhuma quis ir embora. “Quero ver os bombeiros. É sempre legal”, disse Ellen Janice Moreira, 12 anos.
Segundo o cerimonial da Prefeitura, cerca de 4 mil pessoas desfilaram sob a chuva, com a participação de mais de 30 entidades e instituições, sem contar as escolas da rede municipal. A nota curiosa do dia: o tradicional Grito dos Excluídos, que há 20 anos acontece logo após o desfile, desta vez atrasou cerca de meia hora. Quando passou, a maioria das autoridades e do público já tinha ido embora.
O desfile começou pontualmente às 9 horas, com a presença do prefeito em exercício Guto Bellusci (PSD) na tribuna de autoridades, em seu primeiro compromisso oficial com a licença do prefeito Alexandre Kireeff (PSD).
Acompanhado pela secretária municipal de Educação, Janet Thomas, e de outros secretários, vereadores e representantes do Exército e Polícia Militar (PM), Bellusci acompanhou atentamente o desfile, que durou cerca de duas horas.
Ao final, o prefeito em exercício se disse “encantado”. “No ano passado, não vim. E hoje me surpreendi com tanta coisa boa. Foi fantástico”, disse. Segundo ele, o desfile é um resumo da estrutura da cidade, tanto dos serviços prestados por órgão públicos como sociedades civis. “Foi alegre, foi positivo e, mesmo com a chuva, agradou todos.”
A população não se importou com a chuva e não arredou pé enquanto o último grupo, a Comitiva do Negão – de cavaleiros e charretes – não passou.
“Tiro meus filhos cedo da cama, no 7 de setembro, só para assistir ao desfile. Adoro, não perco um desde que era criança”, contou Maria Helena Moura, 39 anos, dona de casa.
O vendedor Rodrigo Felisberto, 25 anos, foi com namorada, a estudante Camila Marques, 20 anos. Ele disse que gosta de ver a parte dos militares. “Acho legal demais, dá até um frio na barriga ver os pelotões desfilando.” 

Se o público não ligou para o mau tempo, a chuva atrapalhou o negócio dos vendedores ambulantes, que esperavam faturar no desfile da Independência.
Segundo Jandira Batistone, que trabalha com brinquedos e infláveis, há 15 anos participa dos desfiles. “Mas sempre que chove, as vendas são fracas. Se tivesse sol e calor, as pessoas seriam mais receptivas a comprar brinquedos para as crianças.”
Já o vendedor de espetinhos Francisco Ribeiro afirmou que , desde 1976, está em eventos do tipo nas ruas, Estádio do Café e Moringão. “E dá para tirar um dinheirinho.”

Políticos também estiveram presentes
Apesar de proibidos de subirem ao palanque das autoridades, pela legislação eleitoral, diversos deputados e vereadores candidatos participaram do desfile, cumprimentando possíveis eleitores e distribuindo santinhos.
Bandeiras e cabos eleitorais circulavam pela Leste-Oeste. “Eles não perdem uma oportunidade. Até parece que são patriotas. Os santinhos deles só servem para emporcalhar a cidade”, reclamou um cidadão que não quis identificar.do JL - Jornal de Londrina

NOTÍCIAS RELACIONADAS