segunda-feira, 1 de setembro de 2014

"O caso é raro e a mortalidade é de praticamente 100% nesses casos" conta médico

"O caso é raro e a mortalidade é de praticamente 100% nesses casos" conta médico

Médico conta como foi o parto do bebê retirado com vida da mãe que morreu em acidente

O caso do bebê que sobreviveu a um acidente de trânsito na barriga da mãe emCunha Porã, no Oeste catarinense, comoveu a equipe médica que acompanhou a criança. Depois do parto raro no Hospital São José, em Maravilha, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital Regional São Paulo, emXanxerê, onde permanece nesta segunda-feira. Conversamos com o médico Eduart Grellman, que participou do atendimento no município de Maravilha.

Como foi que aconteceu o parto?

Eduart Grellman – Uma moça com politraumatismo chegou em óbito no hospital, ela estava grávida de nove meses. Eu estava de plantão na UTI e um outro colega no Pronto Socorro. A gente reuniu a equipe e prontamente fizemos uma cesariana pós morte. Esse tipo de procedimento tem que ser feito bem rápido por conta da gravidade. A criança nasceu em parada respiratória e conseguimos reverter.
Os bombeiros já haviam avisado o hospital. Isso contribuiu para o atendimento?

Eduart Grellman – 
O mérito é de uma equipe inteira: médicos, enfermeiros e técnicos do Hospital São José e também da equipe pré-hospitalar que fez o pré atendimento. Infelizmente a gente conviveu com essa situação de morte da mãe, de conseguir tirar uma criança com vida. Ficamos emocionados e chocados com a situação. O caso é raro e a mortalidade é de praticamente 100% nesses casos. Ficamos felizes pelo nosso esforço.

Como o bebê está agora?

Eduart Grellman – 
A criança está na UTI Neonatal de Xanxerê. Ela saiu daqui de Maravilha bem corada, estava bem, mas nesta segunda teve crises convulsivas. Ela está em um quadro grave. Se ela conseguir passar essas 24h é uma chance a mais. Vamos torcer e rezar para que dê tudo certo.
Entenda o caso

Uma mulher morreu depois que o carro em que estava saiu de pista e bateu em uma árvore na BR-282, em Cunha Porã, no Oeste catarinense. Ela estava no período final da gestação e o atendimento precisou ser rápido para que o bebê pudesse ser salvo.

André Luis Pfeifer, 26 anos, e Elisângela Zambiazi de Mello, 30 anos, seguiam no sentidoMaravilha Pinhalzinho por volta das 17h40min de domingo quando o acidenteaconteceu próximo do km 596,2. O lado direito do Renault Clio se chocou contra a árvore e Elisângela acabou ficando presa às ferragens. André teve lesões leves.

O casal tinha acabado de se mudar para a casa nova que construíram em Cunha Porã e oparto estava agendado para a próxima quinta-feira, dia 4 de agosto. O bebê é o primeiro filho do casal. Elisângela está sendo velada no Salão Comunitário da Igreja Católica de Cunha Porã e será enterrada no cemitério municipal da cidade às 16h desta segunda-feira.

* Colaborou Darci Debona


Mãe ficou presa às ferragens e precisou ser retirada pelos bombeiros
Foto: Corpo de Bombeiros, Divulgação
DIÁRIO CATARINENSE