Avião é montado com mais de mil peças impressas em 3D
As companhias têm uma visão de aplicar tecnologias inovadoras para desenhar e fabricar benefícios
Um
avião com peças impressas em 3D é a grande novidade da aviação. É o
novo Airbus A350 XWB, que teve mais de mil componentes produzidos com a
tecnologia. A empresa americana-israelense Stratasys foi a responsável
pela produção e divulgou uma série de detalhes do processo nesta semana.
O processo foi todo supervisionado pela Airbus, fabricante do avião, para que houvesse a certeza de que a utilização destas peças não fosse prejudicial à aeronave. O trabalho não é recente e a certificação começou em 2013. Tudo foi feito usando uma resina especial e já aprovada pela companhia após muitos testes.
“Do que eu posso me lembrar, é algo inédito em escala. Historicamente, partes impressas em 3D haviam sido usadas em aviões militares e não em jatos comerciais de passageiros”, disse James Woodcock, especialista em impressão 3D da Rapid News, à rede britânica BBC.
Utilizando sistemas de produção FDM 3D, a Stratasys conseguiu fazer mais de mil peças para utilizar na primeira aeronave A350 XWB, que foi lançada ainda em dezembro do ano passado. Elas substituíram peças fabricadas tradicionalmente, aumentando a flexibilidade da produção e tornando mais rápida a criação do avião.
“As companhias têm uma visão de aplicar tecnologias inovadoras para desenhar e fabricar benefícios realmente inovadores. Nossas soluções produzem partes complexas em demanda. A Stratasys está ansiosa para usar esta e outras vantagens em colaborações com a Airbus”, afirmou Dan Yalon, vice-presidente executivo da Stratasys.
Os primeiros aviões com a tecnologia foram entregues no final de 2014 e agora eles podem ser utilizados em voos de linhas aéreas como Finnair e Qatar Airways.
O processo foi todo supervisionado pela Airbus, fabricante do avião, para que houvesse a certeza de que a utilização destas peças não fosse prejudicial à aeronave. O trabalho não é recente e a certificação começou em 2013. Tudo foi feito usando uma resina especial e já aprovada pela companhia após muitos testes.
“Do que eu posso me lembrar, é algo inédito em escala. Historicamente, partes impressas em 3D haviam sido usadas em aviões militares e não em jatos comerciais de passageiros”, disse James Woodcock, especialista em impressão 3D da Rapid News, à rede britânica BBC.
Utilizando sistemas de produção FDM 3D, a Stratasys conseguiu fazer mais de mil peças para utilizar na primeira aeronave A350 XWB, que foi lançada ainda em dezembro do ano passado. Elas substituíram peças fabricadas tradicionalmente, aumentando a flexibilidade da produção e tornando mais rápida a criação do avião.
“As companhias têm uma visão de aplicar tecnologias inovadoras para desenhar e fabricar benefícios realmente inovadores. Nossas soluções produzem partes complexas em demanda. A Stratasys está ansiosa para usar esta e outras vantagens em colaborações com a Airbus”, afirmou Dan Yalon, vice-presidente executivo da Stratasys.
Os primeiros aviões com a tecnologia foram entregues no final de 2014 e agora eles podem ser utilizados em voos de linhas aéreas como Finnair e Qatar Airways.
Fonte: Com informações do Tech Tudo