Vila Autódromo: Os dois pesos, duas medidas da Globo
publicado em 8 de novembro de 2013 às 9:01
Em vez de Paes, a polícia (foto Courtney Crumpler)
Há alguns dias o Viomundo noticiou a denúncia de moradores da Vila Autódromo, no Rio de Janeiro, de que as Organizações Globo tinham dado grande cobertura ao protesto de um grupo que pedia para ser incluído nos planos do prefeito Eduardo Paes de remover a comunidade, localizada numa região muito cobiçada pelo setor imobiliário.
Leia aqui.
Agora, vem o relato de Carla Hirt sobre o outro protesto, dos que querem ficar:
A Associação de Moradores e Pescadores da Vila Autódromo organizou uma manifestação de verdade que aconteceu hoje, sob forte chuva, na frente da Prefeitura do Rio.
Eduardo Paes não recebeu ninguém (diferente do que fez com os supostos “manifestantes” da semana passada) e, pra piorar, chamou a polícia.
O Globo fez uma “cobertura” bem diferente da que foi feita na quinta-feira passada: ”Manifestação contra as remoções da Vila Autódromo interdita a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, na altura do prédio da prefeitura, sentido Candelária”.
Leia mais no link. Quer dizer, não leia, porque não tem mais nada pra ler. A “matéria” acaba ai.
O Comitê divulgou a seguinte cobertura:
MORADORES DA VILA AUTÓDROMO FAZEM ATO CONTRA A REMOÇÃO EM FRENTE À PREFEITURA
7 de novembro de 2013
256 famílias não querem sair da comunidade, ameaçada de remoção pela Prefeitura do Rio
Apesar da forte chuva, cerca de 100 moradores e apoiadores da Vila Autódromo se reuniram na tarde desta quinta, em frente à Prefeitura, para defender a permanência da comunidade, localizada na Barra da Tijuca. Eles representavam 256 famílias que não aceitam sair de suas casas e que se reúnem semanalmente em assembleias no local.
“Na semana passada, o prefeito até mandou chamar uma comitiva de moradores pra serem ouvidos. Hoje eles trancaram os portões e chamaram a polícia”, disse Jane Nascimento, uma das lideranças da Vila Autódromo.
A manifestação foi uma resposta a ida de um pequeno grupo de moradores à Prefeitura na semana passada, em “manifestação” amplamente divulgada pela imprensa.
Eles teriam solicitado a remoção ao prefeito Eduardo Paes. Há indícios de que a prefeitura tenha forjado esse ato, já que quem quer sair está sendo atendido na própria comunidade.
Os moradores que resistem levaram um abaixo assinado com nomes de 256 famílias que não aceitam ser removidas. Não houve recepção pelo prefeito. Ao contrário da última semana, quando os moradores se aproximaram do prédio da prefeitura, os portões foram trancados.
“Na semana passada, o prefeito até mandou chamar uma comitiva de moradores pra serem ouvidos. Hoje eles trancaram os portões e chamaram a polícia”, disse Jane Nascimento, uma das lideranças da Vila Autódromo.
A polícia agiu com truculência quando os manifestantes fecharam uma pista da avenida Presidente Vargas. Os policiais chegaram a tomar a faixa de um morador e prenderam um manifestante por desobediência e resistência. Ele foi levado para a 6ª DP mas já foi liberado, já que imagens gravadas em vídeo provam sua inocência.